“À Conversa com… Marta Pereira”, Mobiliza a Comunidade e o IEES a Refletir Sobre a Violência Contra as Mulheres

“À Conversa com… Marta Pereira”, Mobiliza a Comunidade e o IEES a Refletir Sobre a Violência Contra as Mulheres

United by Difference e Educação Social/Intervenção Social e Comunitária promoveu ‘À Conversa com… Marta Pereira’, envolvendo a comunidade e o IEES em uma profunda reflexão sobre a violência contra as mulheres, destacando as vulnerabilidades enfrentadas por mulheres de minorias.

O auditório do IEES acolheu ontem, dia 25 de novembro de 2024, a iniciativa «À Conversa com… Marta Pereira», no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Esta iniciativa partiu de seis jovens, alunas e ex-alunas da Escola Superior de Educação de Fafe (ESEF) do IEES, da licenciatura em Educação Social e do CTESP em Intervenção Social e Comunitária, que estão a desenvolver o projeto de voluntariado jovem «United by Difference», no âmbito do programa Corpo Europeu de Solidariedade (financiamento UE). A Associação Comunidades que Florescem foi a organização escolhida por este grupo para apoiar a implementação deste projeto e a Escola Superior de Educação de Fafe-IEES é um dos parceiros.

O evento contou com a presença de várias personalidades de destaque, nomeadamente, Pompeu Martins, ex-deputado na Assembleia da República; Palmira Dias, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Fafe; José Freitas Pereira, Direção da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Fafe (CPCJ); Alberto Alves, Direção da Universidade Sénior de Rotary de Fafe e Cabo Chefe Mendes e Cabo Vítor Mota, Seção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR de Fafe.

Marta Pereira, Educadora Social no CAP (Centro de Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos) e Coordenadora Nacional das Respostas de Assistência a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos da APF (Associação para o Planeamento da Família), facilitou a conversa. A palestrante abordou temas fundamentais relacionados com o tráfico de seres humanos e as estratégias para a sua eliminação, destacando a importância de medidas concretas, como o trabalho em rede e o papel que todos os cidadãos podem ter na denúncia destes casos, num tema cada vez mais presente no nosso país e no mundo.

O evento alertou os participantes para a importância da construção de uma sociedade mais justa e solidária, sendo amplamente elogiado pela sua relevância e pelo impacto que a informação partilhada causou. Também foi feito um apelo para que situações de violência e crime sejam denunciadas junto das instituições de segurança, porque enquanto cidadãos todos temos o dever de proteger os mais frágeis e vulneráveis.