Os objetivos deste curso são: fornecer aos futuros professores de inglês os princípios metodológicos para o ensino de uma língua estrangeira a crianças até 10 anos de idade; promover a interculturalidade e a tolerância ativa para a compreensão do novo quadro sociocultural em que os processos educativos devem ser compreendidos; analisar os métodos, técnicas e os materiais didáticos que possam contribuir para a promoção da interculturalidade na sala de aula de inglês; promover a utilização eficaz da língua inglesa em sala de aula, de modo a ajudar os jovens aprendentes a desenvolverem as suas competências linguísticas; utilizar recursos de sala de aula diversificados e atrativos, recorrendo a canções, rimas e ao storytelling como contributo para o desenvolvimento das competências lexicais e fonéticas; aperfeiçoar competências linguísticas e comunicativas com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais; refletir sobre como se processa a aquisição de uma língua, verificando as aplicações do conhecimento adquirido neste domínio; distinguir os processos de aquisição de L1 e de L2; aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem durante a infância; conhecer o processo de aquisição e de aprendizagem de uma língua estrangeira e consolidar estruturas gramaticais e padrões previamente adquiridos, bem como a identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em inglês.
Semestre | Unidades Curriculares | CF | HORAS |
---|---|---|---|
S1 | Metodologia do Ensino do inglês I | Didática do inglês para crianças | 45 |
S1 | Metodologia do Ensino do inglês II | Didática do inglês para crianças | 45 |
S1 | Aquisição e desenvolvimento da linguagem I | Desenvolvimento da linguagem na criança | 45 |
S1 | Aquisição e desenvolvimento da linguagem I | Desenvolvimento da linguagem na criança | 45 |
S1 | Processos cognitivos da linguagem | Desenvolvimento da linguagem na criança | 45 |
S1 | Desenvolvimento da consciência linguística e competência comunicativa | Desenvolvimento da linguagem na criança | 45 |
Curso de complemento de formação para a docência no grupo de recrutamento 120 destinado a titulares de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 330
Registo inicial: R/CFI-Cr 49/2015 de 30-01-2015
João Carlos Pascoinho Carvalho e Castro
Mestre em História das Populações
joao.pascoinho@iees.pt
Docência de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico do sistema educativo português.