Escola Superior de Educação de Fafe

A Escola Superior de Educação de Fafe corporiza um projeto de Ensino Superior especialmente vocacionado para a formação de profissionais dos diferentes níveis do sistema de ensino.

SOBRE a ESEF

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão, Visão

A Escola Superior de Educação de Fafe é uma Instituição Privada de Ensino Superior Politécnico não Integrado que tem a missão de oferecer um ambiente académico que possibilite a formação de profissionais e graduados competentes e socialmente responsáveis, contribuindo assim para o desenvolvimento social através da formação de profissionais de elevada competência profissional, científica, técnica e artística, gerando conhecimento a partir da investigação e a transferência aplicada de tecnologia e conhecimento, participando ativamente no desenvolvimento global, sustentável e ético da região em que se insere, num quadro de referência internacional. Neste âmbito, a concretização da missão da Escola segue os seguintes princípios orientadores, definidos nos seus Estatutos:

a) ministrar ensino superior em diferentes campos do saber científico e técnico;

b) educar para a vida cívica e ativa, no respeito pela ética e pelos direitos humanos;

c) estimular a atividade cultural e o desenvolvimento do pensamento crítico e científico;

d) incentivar a pesquisa e a investigação científica fundamental e aplicada, bem como a divulgação dos seus resultados;

e) promover a formação contínua e a extensão cultural;

f) fomentar a ligação com o tecido socioeconómico, no sentido da valorização recíproca;

g) dinamizar, no âmbito próprio, ações de cooperação internacional, especialmente com o mundo da lusofonia;

h) realizar intercâmbios culturais, científicos e técnicos com instituições similares, nacionais e estrangeiras.

No respeito pela democracia e na observância dos direitos e liberdades fundamentais, a ESTF conduz-se pelos princípios da solidariedade, do direito à informação e da gestão pedagógica participada. Visa, ainda, promover a formação integral da pessoa humana, garantindo o direito à educação e à cultura e patrocinando a investigação. No que respeita à visão, a ESTF pretende assumir-se como instituição de ensino superior vocacionada para uma formação académica de qualidade, que oferece uma oferta formativa profissionalizante, inovadora e transformadora, ancorada na investigação aplicada e em articulação com a região e o país. Uma instituição reconhecida pela construção e transferência de conhecimento, pela qualidade de ensino e formação, pelo desenvolvimento de projetos e de colaborações com instituições regionais, nacionais e internacionais, assumindo-se como um foco promotor do crescimento económico, social e cultural, em particular das regiões dos Vales do Ave e do Sousa e ainda do baixo Tâmega.

Valores

Os valores são os princípios que servem de guia para as atitudes e decisões, com vista ao alcance dos objetivos que contribuem para a concretização da missão. No desempenho e concretização da missão da Escola, estão presentes os seguintes valores:

  1. Inovação: Consideramos fundamental a inovação no campo educativo. Promovemos a adoção de novas metodologias e abordagens de ensino, procurando constantemente aperfeiçoar a experiência de aprendizagem e preparar os nossos alunos para o mundo em constante mudança.
  2. Diversidade: Abraçamos a diversidade em todas as suas formas. Consideramos que a diversidade de opiniões, experiências, origens e capacidades enriquecem a educação e, consequentemente, a sociedade, por isso, empenhamo-nos em criar um ambiente inclusivo no qual todos se sintam valorizados e respeitados.
  3. Ética: A ética guia as nossas ações, relações e interações. Cultivamos uma cultura de honestidade, integridade e respeito.
  4. Inclusão: Consideramos as diferenças como mais valias das pessoas que contribuem para o enriquecimento da nossa comunidade e dos seus membros. Por este motivo, trabalhamos ativamente para garantir que todos tenham oportunidades iguais de aprendizagem e desenvolvimento, através da implementação de políticas e práticas que promovam a inclusão e a equidade, permitindo que todos possam desenvolver as suas potencialidades.
  5. Sustentabilidade: Reconhecemos a importância de uma abordagem sustentável para a educação, e de uma educação para a sustentabilidade. Esforçamo-nos para minimizar o nosso impacto no ambiente, enquanto preparamos os nossos estudantes para se tornarem líderes responsáveis no século XXI.

ORGÃOS DE GESTÃO

DIREÇÃO:

César Augusto Martins Miranda de Freitas

 

CONSELHO TÉCNICO-CIENTÍFICO

Presidente: Estrela da Conceição Nogueira Paulo
Vice-Presidente: Rosa Manuela Faria Martins
Secretária:  Inês Oliveira Gonçalves

 

CONSELHO PEDAGÓGICO

Presidente: Inês Oliveira Gonçalves
Vice-Presidente: Joana Margarida dos Santos Simões Torres
Secretária: Joana Machado Bastos Rodrigues de Carvalho

PROVEDOR DO ESTUDANTE

PROVEDOR DO ESTUDANTE:
Isabel Maria Carvalho Correia de Sousa
Contacto: isabel.sousa@iees.pt

CORPO DOCENTE

REGULAMENTOS INSTITUCIONAIS

INTEGRIDADE ACADÉMICA

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