Cooperação Internacional

O Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES), com uma postura aberta ao mundo e a novas ideias e projetos, celebra acordos de cooperação internacional, tendo em consideração a efetivação de iniciativas conjuntas com Instituições de Ensino Superior, Fundações, Associações e Escolas Secundárias. Os procedimentos inerentes ao processo de cooperação internacional são os seguintes:

Etapa Inicial

As instituições estrangeiras interessadas em assinar um acordo de cooperação com o IEES têm à sua disposição, para o estabelecimento de um primeiro contacto, um formulário ou o e-mail do Gabinete de Relações Internacionais: cooperacaointernacional@iees.pt

Etapa de Desenvolvimento

A seguir inicia-se um período de troca de informações e análise de sugestões, antes da elaboração final do termo de cooperação. O IEES dispõe de um modelo de acordo que poderá propor às futuras instituições parceiras. Por outro lado, os nossos futuros parceiros poderão igualmente enviar-nos a sua proposta de modelo de acordo a ser celebrado.

Etapa de Conclusão

Após a apreciação e concordância dos serviços jurídicos de ambas as IES, será elaborado o texto final do Acordo de Cooperação a ser submetido à assinatura dos representantes legais das IES, em três vias, a serem enviadas via correio ou através de um portador, quando possível, sem prejuízo da assinatura digital do acordo com envio por e-mail.

Aditivos ao Acordo de Cooperação

O Termo de Cooperação preverá a subscrição de termos aditivos específicos, à medida que forem acordados novos projetos entre as partes, seguindo também os procedimentos acima descritos. Os termos aditivos acordados passarão a integrar o Acordo de Cooperação inicial protocolado pelas IES.

Estudantes Internacionais

Os estudantes oriundos de países não integrantes da União Europeia que estejam nos seus respetivos países, deverão solicitar, antes da sua viagem para Portugal, um visto de residência para fins de estudo ou investigação, conforme for o caso. Para tal, terão de se dirigir ao Consulado de Portugal no seu país de origem.  Consultar aqui.

Normalmente, o Consulado exige a apresentação de alguns documentos, entre os quais a Carta de Aceitação no caso de programas de mobilidade oriundos de Acordos de Cooperação de Mobilidade e a Declaração de Matrícula (documento enviado por e-mail pelo IEES após a formalização da matrícula), prova dos meios de subsistência do estudante em Portugal, seguro de acidentes pessoais e de viagem, entre outros. (Confirmar lista de documentos com o Consulado de Portugal no seu país de origem, através do link acima).

Os estudantes cuja IES tenha estabelecido com o IEES um acordo específico de mobilidade para estudos (um ou dois semestres) terão de providenciar, no país de origem, um visto temporário para estudos de curta duração, seguro de acidentes pessoais e de viagem que cubra todo o período de mobilidade em Portugal, além de outros documentos que venham a ser exigidos pelas autoridades competentes.

Os estudantes internacionais que sejam seriados para fins de estudos em cursos de Licenciatura ou Mestrado no IEES terão de contactar o Consulado de Portugal no seu país de origem e providenciar os documentos necessários, além de verificar, no referido consulado, o procedimento de autorização de residência, sendo necessário que já tenham obtido previamente o visto de residência anteriormente mencionado. Informamos que a obtenção de autorização de residência poderá levar semanas e terá de ser efetuada pelo estudante um agendamento junto do Consulado de Portugal no seu país de residência com devida antecedência. Consultar aqui.

No caso de o estudante possuir autorização de residência concedida por outro Estado membro da União Europeia, fruto de um programa de mobilidade da União Europeia ou por um acordo entre instituições do ensino superior, estará autorizado a entrar e permanecer no território português para fins de estudos, devendo, entretanto, comunicar a sua situação ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em Portugal até 30 dias antes do início das suas atividades académicas.  Consultar aqui.

Informações Adicionais

Entrada em território português

a) Estudantes não provenientes de países europeus deverão ser portadores de passaporte válido e do visto para estudo;

b) Estudantes provenientes de países membros da União Europeia deverão ser portadores de documento de identificação nacional.

Os estudantes que se beneficiam de acordos internacionais dos quais Portugal faça parte no âmbito da Convenção Schengen e da União Europeia não necessitarão de visto para estudo.

Tanto os estudantes provenientes de países não europeus quanto os provenientes de países membros da União Europeia deverão solicitar autorização de residência no caso de permanecerem em Portugal mais de quatro meses.

Locais de Estadia

O Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES) não possui alojamentos universitários, contudo, auxiliamos os estudantes estrangeiros nessa matéria. Mais informações através do e-mail: cooperacaointernacional@iees.pt

Serviço Nacional de Saúde

Os estudantes provenientes de países não europeus, ao chegar a Portugal, deverão dirigir-se ao Centro de Saúde da sua futura residência em Portugal para obter o seu Cartão de Utente, de forma a que possam ter acesso aos serviços de saúde do Sistema Nacional de Saúde (SNS). Na ocasião, deverão apresentar documento de identificação e comprovativo do visto de estudante ou de investigação. Aconselhamos também a levarem a declaração de matrícula do IEES.

Os estudantes brasileiros admitidos para realizar mobilidade de estudos ou realizar um curso de Licenciatura ou Mestrado no IEES deverão providenciar, junto do INSS no Brasil, o Formulário PB4. O referido formulário dispensa o estudante de providenciar o Cartão de Utente anteriormente referido.

Os estudantes provenientes de países da União Europeia terão acesso às unidades de saúde do Sistema Nacional de Saúde (SNS), mediante a apresentação do Cartão Europeu de Seguro de Doença.

Importante

Para mais informações, aconselhamos sempre que os estudantes contactem o Consulado de Portugal no seu país de origem, aqui  o site do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF, aqui.

Viver em Fafe

Fafe é uma agradável e segura cidade no norte de Portugal. Fica a cerca de 45 minutos da cidade do Porto, 30 minutos de Braga e a 2 horas e 15 minutos da cidade espanhola de Santiago de Compostela. https://youtu.be/K52BjKArS4c

Explore mais a cidade de Fafe.