O Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES), com uma postura aberta ao mundo e a novas ideias e projetos, celebra acordos de cooperação internacional, tendo em consideração a efetivação de iniciativas conjuntas com Instituições de Ensino Superior, Fundações, Associações e Escolas Secundárias. Os procedimentos inerentes ao processo de cooperação internacional são os seguintes:
Etapa Inicial
As instituições estrangeiras interessadas em assinar um acordo de cooperação com o IEES têm à sua disposição, para o estabelecimento de um primeiro contacto, um formulário ou o e-mail do Gabinete de Relações Internacionais: cooperacaointernacional@iees.pt
Etapa de Desenvolvimento
A seguir inicia-se um período de troca de informações e análise de sugestões, antes da elaboração final do termo de cooperação. O IEES dispõe de um modelo de acordo que poderá propor às futuras instituições parceiras. Por outro lado, os nossos futuros parceiros poderão igualmente enviar-nos a sua proposta de modelo de acordo a ser celebrado.
Etapa de Conclusão
Após a apreciação e concordância dos serviços jurídicos de ambas as IES, será elaborado o texto final do Acordo de Cooperação a ser submetido à assinatura dos representantes legais das IES, em três vias, a serem enviadas via correio ou através de um portador, quando possível, sem prejuízo da assinatura digital do acordo com envio por e-mail.
Aditivos ao Acordo de Cooperação
O Termo de Cooperação preverá a subscrição de termos aditivos específicos, à medida que forem acordados novos projetos entre as partes, seguindo também os procedimentos acima descritos. Os termos aditivos acordados passarão a integrar o Acordo de Cooperação inicial protocolado pelas IES.