I Sarau de Língua Portuguesa – IEES
O curso de Licenciatura em Educação do Ensino Básico do IEES, com o apoio da RIEC – IEES, realizou o I SARAU DE LÍNGUA PORTUGUESA, no qual estudantes do 1º ano desta licenciatura foram os protagonistas. O Sarau decorreu no dia 01 de fevereiro, na Biblioteca do IEES, no âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa, lecionada pela Professora Doutora Joana Cavalcanti.
Todas as atividades apresentadas tiveram como objetivo a promoção e valorização da Língua Portuguesa e estiveram “presentes” autores reconhecidos pela sua produção literária em português, tais como: Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen, Camilo Castelo Branco, Cecília Meireles e Pedro Chagas Freitas. Neste I Sarau não poderia faltar o grandioso José Saramago, representado através de uma leitura expressiva do Professor César Freitas, também professor deste alunos e Diretor Pedagógico do IEES.
Contou-se com a presença, em formato on-line, da educadora e escritora Ana Caridade que, gentilmente, aceitou participar e ser entrevistada pela aluna Lídia Lopes. Além de leituras dramatizadas por parte dos alunos envolvidos, os textos foram articulados com outras expressões artísticas como música, pintura e ilustrações. Estiveram presentes os Coordenadores do Curso, Professora Doutora Rosa Martins, que abriu o evento, e o Professor Doutor João Pascoinho e, ainda, as alunas do 1º ano do curso de ACJ.
O I Sarau de Língua Portuguesa, organizado pelos alunos e para os alunos, foi desenvolvido num clima de participação, alegria e aprendizagem. Com esta atividade foram promovidas competências relacionadas com a Língua Portuguesa, compreendendo esta como plástica, dinâmica, rica e viva; espaço de construção identitária em português, mas também outras competências fundamentais aos educadores e professores, tais como: criatividade, pesquisa, análise, reflexão crítica, organização, interação e respeito. Para comemorar os objetivos conseguidos, os alunos ofereceram um coffee break. Espera-se, pelas opiniões recolhidas, que o Sarau de Língua Portuguesa seja presença na vida cultural do IEES.