O Mestrado em Educação: Creche, único no país, mereceu da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3es) a certificação de excelência pedagógica e científica através da acreditação máxima de 6 anos. Este ciclo de estudos de Mestrado responde a necessidades identificadas no mercado de trabalho ao nível das instituições empregadoras e dos próprios profissionais que desenvolvem a sua atividade profissional com crianças dos 0 aos 3 anos, incluindo educadores de infância, psicólogos, educadores sociais ou profissionais na área da saúde. Este inovador Mestrado representa um ambicioso primeiro passo do ensino Superior e da tutela para o posicionamento da Creche no sistema educativo e da valorização da especificidade na formação dos profissionais da Creche. Assim, o Mestrado aborda: a Redefinição da Creche, social e culturalmente, a partir Direito à infância da Criança Competente; Fomentação do conhecimento científico sobre o desenvolvimento e autonomia da aprendizagem da Criança dos 0 aos 3; Apresentação do conhecimento científico das neurociências como a nova ciência potenciadora de um novo construto profissional, reorganizador das práticas em Creche; Estimulação da construção e desenvolvimento de resposta de atendimento e bem-estar através de um cuidar pedagógico da Infância; Incentivo a reflexões pedagógicas para um contexto educativo de creche enquanto Lugar de infância; Impulsionar a reflexividade ética e cívica do Estatuto na profissionalidade do Educador em Creche; Habilitação de profissionais cuja formação multidimensional do Educador de Creche assenta em três paradigmas do trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos: o Assistencialista, o Educativo e o Interventivo.
Funções educativas e investigação em creche.
Semestre | Unidades Curriculares | AC | ECTS |
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S1 | Neurociência e Ética | CSC | 6,0 |
S1 | Epistemologia e Investigação em Educação | CE | 6,0 |
S1 | Perfil do Educador em Creche e Desenvolvimento Profissional | CE | 6,0 |
S1 | Atividade Lúdica na Aprendizagem da Literacia e Numeracia | CP | 6,0 |
S1 | Opção 1 | - | 6,0 |
S2 | Neuroanatomia | S | 6,0 |
S2 | Metodologias e Desenvolvimento Curricular em Creche | CE | 6,0 |
S2 | Despistagem de Problemas de Desenvolvimento | P | 6,0 |
S2 | Potenciação e Avaliação do Desenvolvimento e Aprendizagem | P | 6,0 |
S2 | Doenças da 1.ª Infância, Nutrição, Higiene e Sono | S | 6,0 |
Semestre | Unidades Curriculares | AC | ECTS |
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S1 | Psicofisiologia | P | 6,0 |
S1 | Parentalidade e Agentes Educativos | CE | 5,0 |
S1 | Educação da Autorregulação e Autonomia | CE | 5,0 |
S1 | Qualidade Educativa em Creche | CP | 5,0 |
S1 | Didática para as Vivências Sensoriais: curiosidade e significância | CP | 5,0 |
S1 | Parcerias e Trabalho | CSC | 4,0 |
S2 | Estágio ou Dissertação | CE | 30,0 |
Acreditação A3Es
Registo inicial: R/A-Cr 59/2017 de 08-06-2017
Dulce Noronha e Sousa
Doutorada em Educação: Tecnologia Educativa
dulce.noronha@iees.pt
Empregabilidade
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link
Mobilidade
Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da ESEF.
Propinas/Bolsas e financiamento
A ESEF procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.