APRESENTAÇÃO
O Mestrado em educação, nas áreas de especialização de Gestão e Administração Educacional e Supervisão Pedagógica e Inovação é um mestrado dirigido preferencialmente a profissionais que trabalham em contextos educativos ou com valências educativas.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O Mestrado em educação, nas áreas de especialização, Especificamente para a área de especialidade em Supervisão Pedagógica , o mestrado visa preparar para o exercício de funções de coordenação de estruturas de natureza educativa, de coordenação da formação e, em particular, o exercício de funções de orientação e supervisão da formação inicial e contínua de educadores e professores.
Na área de especialidade em Administração , o ciclo de estudos tem em vista a qualificação profissional através do desenvolvimento de competências de diagnóstico, de conceção e de coordenação para o exercício de atividades de gestão em organizações do setor da educação a nível central, regional ou local.
O Mestrado em educação, nas áreas de especialização de Gestão e Administração Educacional e Supervisão Pedagógica e Inovação visa promover:
- a reflexão sobre o próprio desempenho profissional.
- uma visão ética, crítica, integradora e multifacetada dos fenómenos e ação educativa.
- uma formação teórica e metodológica aprofundada e atualizada na área das ciências da educação.
- a compreensão da investigação científica como fundamental para os processos de transformação de políticas e práticas de educação e formação.
- capacitar para o desenho, desenvolvimento e relato de projetos de investigação/ intervenção inovadores, preferencialmente com inserção e impacto na qualidade dos estabelecimentos de ensino.
[/unordered_list]
FORMAS DE ACESSO
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos
[/unordered_list]
Semestre | Unidades Curriculares | AC | ECTS | OBS |
---|---|---|---|---|
S1 | Epistemologia e Investigação em Educação | MIE | 7,5 | OBRIGATÓRIA |
S1 | Conhecimento, Aprendizagem e Tecnologias | CE | 7,5 | OPCIONAL 1 |
S1 | Psicossociologia das Organizações Educativas | CE | 7,5 | OPCIONAL 1 |
S1 | Relações Interpessoais: Agentes, Contextos e Intencionalidades | CE | 7,5 | OPCIONAL 2 |
S1 | História e Filosofia da Educação | CE | 7,5 | OPCIONAL 2 |
S1 | Educação Comparada | CE | 7,5 | OBRIGATÓRIA |
S2 | Informática Aplicada à Gestão Escolar | AE | 5,0 | OBRIGATÓRIA |
S2 | Gestão Financeira Aplicada às Instituições Educativas | AE | 5,0 | OBRIGATÓRIA |
S2 | Teorias e Práticas de Administração Escolar | AE | 5,0 | OBRIGATÓRIA |
S2 | Gestão Pedagógica de Escolas e Agrupamentos | AE | 7,5 | OBRIGATÓRIA |
S2 | Avaliação Institucional e Avaliação de Desempenho | AE | 7,5 | OBRIGATÓRIA |
Semestre | Unidades Curriculares | AC | ECTS |
---|---|---|---|
S1/S2 | Projeto ou Dissertação | AE | 60,0 |
Semestre | Unidades Curriculares | AC | ECTS | OBS |
---|---|---|---|---|
S1 | Epistemologia e Investigação em Educação | MIE | 7,5 | OBRIGATÓRIA |
S1 | Psicossociologia das Organizações Educativas | CE | 7,5 | OPCIONAL 1 |
S1 | Conhecimento, Aprendizagem e Tecnologias | CE | 7,5 | OPCIONAL 1 |
S1 | Relações Interpessoais: Agentes, Contextos e Intencionalidades | CE | 7,5 | OPCIONAL 2 |
S1 | História e Filosofia da Educação | CE | 7,5 | OPCIONAL 2 |
S1 | Educação Comparada | CE | 7,5 | OBRIGATÓRIA |
S2 | Inovação Curricular e Mudança Educativa | SP | 7,5 | OBRIGATÓRIA |
S2 | Modelos de Supervisão e Formação de Professores | SP | 7,5 | OBRIGATÓRIA |
S2 | Supervisão e Avaliação de Desempenho Docente | SP | 7,5 | OBRIGATÓRIA |
S2 | Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação na Educação em Matemática | SP | 7,5 | OPCIONAL 3 |
S2 | Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação em Línguas | SP | 7,5 | OPCIONAL 3 |
S2 | Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação em Ciências | SP | 7,5 | OPCIONAL 3 |
S2 | Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação em Artes | SP | 7,5 | OPCIONAL 3 |
S2 | Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação em Educação Física | SP | 7,5 | OPCIONAL 3 |
Semestre | Unidades Curriculares | AC | ECTS |
---|---|---|---|
S1/S2 | Projeto ou Dissertação | AE | 60,0 |
Acreditação A3Es
Registo inicial: R/A-Cr 308/2021 de 12-10-2021
Cândido Alberto da Costa Gomes
Doutorado em Educação
candido.gomes@iees.pt
António Manuel Caldas Mesquita Guimarães
Doutorado em Ciências da Educação – Sistemas de Formação
antonio.guimaraes@iees.pt
COORDENAÇÃO EXECUTIVA
João Carlos Pascoinho Carvalho e Castro
Mestre em História das Populações