A Pós-Graduação em Enoturismo pretende evidenciar de que modo o enoturismo se pode constituir numa atividade geradora de sustentabilidade económica e social, concorrendo para o crescimento económico local e regional e para o desenvolvimento das comunidades locais, designadamente em regiões de baixa intensidade. De facto, este curso pretende constituir-se como uma mais-valia para os empreendedores rurais que pretendam diversificar o seu portefólio de negócios e alcançar novas fontes de rendimento.
OBJETIVOS
– Dotar os alunos de licenciatura de uma formação especializada em enoturismo com uma forte componente prática;
– Contribuir para o desenvolvimento de produtos enoturísticos autossustentáveis e lucrativos;
– Promover o emprego qualificado e o autoemprego em turismo e hospitalidade;
– Estimular a criação e manutenção de pequenos negócios suscetíveis de criar uma simbiose entre vinho e o turismo que constitua uma fonte de plurirrendimento das áreas rurais;
– Dar a conhecer a importância do terroir como elemento fundamental no planeamento de experiências turísticas significativas;
– Compreender a identidade geográfica e a evolução dos destinos turísticos enoturísticos.
Todas as competências que são desenvolvidas ao longo do curso deverão auxiliar no desenvolvimento das atividades profissionais. Essas atividades podem ser exercidas desde as funções técnicas específicas até a gestão de topo de uma instituição.
As saídas profissionais associadas ao mercado permitem trabalhar como colaborador por conta própria ou por conta de outrem, consultor ou mesmo empreendedor, abrangendo praticamente todas as áreas de atividades.
Além disso, o desenvolvimento de atitudes pró-ativas ao longo do curso pode contribuir para a formação dos verdadeiros agentes de mudança.
Semestre | Unidades Curriculares | AEF | ECTS |
---|---|---|---|
S1 | Património e Regiões Vitivinícolas | TL-812 | 8,0 |
S1 | Perfil, Comportamento e Segmentação do Mercado Enoturístico | TL-812 | 7,0 |
S1 | Experiências Multissensoriais em Enoturismo | TL-812 | 8,0 |
S1 | Estruturação e Promoção de Produtos Enoturísticos: Casos de Estudo | TL-812 | 7,0 |
José Luís Braga
Doutorado em Direção e Planificação de Turismo
jose.braga@iees.pt