Projetos

O Gabinete de Projetos e Inovação do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IEES) tem como principal missão promover e apoiar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras e de investigação dentro da instituição. Com um foco estratégico, o gabinete identifica e explora oportunidades de financiamento, seja através de programas nacionais, europeus ou internacionais, que possam apoiar o avanço de projetos de investigação e desenvolvimento (I&D), assim como o crescimento da inovação pedagógica.

 

O Gabinete trabalha em estreita colaboração com docentes, investigadores e estudantes, prestando apoio na conceção e implementação de projetos que alinhem as suas metas com os objetivos institucionais do IEES. Além disso, promove o estabelecimento de parcerias com empresas e outras entidades, permitindo o desenvolvimento de projetos de I&D que tenham um impacto real no tecido empresarial e na sociedade. Ao mesmo tempo, procura aproximar a academia do mercado de trabalho, incentivando a transferência de conhecimento e tecnologia e incentivando a colaboração entre as diferentes áreas do saber.

 

Com uma abordagem estratégica e uma visão de futuro, o gabinete tem como objetivo reforçar o papel do IEES como uma instituição de referência no ensino superior, fortalecendo o seu contributo para o desenvolvimento regional, nacional e internacional, e preparando os seus alunos para os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e global.

Projetos

PRR

Designação do projeto: Platform for a Global Health – Qualification of Human Health Resources

Nº de Candidatura (Código Universal): Impulso Jovens STEAM – 002/C06-i04.01/2021

Concurso (Aviso): 01/PRR/2021

Objetivos: Reforçar a formação de adultos e impulsionar a aprendizagem ao longo da vida em Portugal. Promoção, apoio, desenvolvimento, e implementação de iniciativas para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes/ humanidades e matemática (STEAM-Science, Technology, Engineering, Arts and Mathmatics).

Instituição líder: CESPU-Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL

Instituições Participantes:

ESSSM – Escola Superior de Saúde de Santa Maria

IEES – Instituto Europeu de Estudos Superiores

ESEP – Escola Superior de Enfermagem do Porto

Cruz Vermelha Portuguesa

Data de Aprovação: 10/12/2021

Data de execução do Projeto: 2022-2026

Custo Total Elegível: 3 872 000.00 EUR

Apoio Financeiro PRR: 3 872 000.00 EUR

Incentivo Adultos: 1 598 000.00 EUR

Impulso Jovens STEAM: 2 274 000.00 EUR

Custo Total CESPU: 1 601 390.00 EUR

Apoio Financeiro PRR: 1 601 390.00 EUR

Incentivo Adultos: 697 784.00 EUR

Impulso Jovens STEAM: 903 606.00 EUR

Website do PRR – Recuperar Portugal: https://recuperarportugal.gov.pt/

ECOSCOMICS

European Co-construction of a Science Webcomics Series: “Bombastics”

Fonte de financiamento

Programa Erasmus+ Ação-chave 2 – Parcerias de cooperação para inovação no setor do ensino escolar
Referência:
2021-1-FR01-KA220-SCH-000030110

Resumo

A criação Europeia conjunta de uma série de episódios de banda desenhada sobre ciências “Bombastics” é um projeto que reúne investigadores da área da Educação em Ciências com artistas, de modo a criar bandas desenhadas e recursos educativos, tendo como principal objetivo contribuir para a consciencialização ambiental e capacitação para agir dos alunos de vários países europeus.

Consórcio

Stimuli – Association Sciences BD Education( França) – instituição coordenadora, Université de Paris (França), Universite de Toulouse II – Jean Jaures(França), Universitaet Leipzig(Alemanha), Universidade de Lisboa(Portugal), Instituto Politecnico de Lisboa(Portugal), IESF-Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Lda(Portugal), Universitat Autonoma Barcelona(Espanha), Zespół Szkół Urszulańskich w Poznaniu(Polónia), FCIENCIAS.ID – Associacão para a Investigacao e Desenvolvimento de Ciencias(Portugal), Fondation pour l’Education à la Science dans le sillage de La main à la pâte(França).

Investigador Responsável

Joana Torres, docente da Escola Superior de Educação de Fafe

Período de desenvolvimento

01/02/2022 – 01/02/2025

Workshops

1º Workshop: De 18 a 22 de julho de 2022 em Fontainebleau, França
Neste workshop participaram investigadores portugueses, espanhóis, franceses, polacos e alemães, permitindo uma discussão profícua e um avanço considerável no desenvolvimento do projeto.

PEDAGOGIA XXI

O Consórcio Pedagogia XXI compreende 25 Instituições do Ensino Superior (IES), as quais se assumem como entidade copromotoras, distribuídas de Norte a Sul de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira.

O Consórcio agrega IES que atuam nas mais diversas áreas científicas, designadamente ao nível da Saúde, Desporto, Psicologia, Educação e Ciências Exatas.

É financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao abrigo do Investimento RE-C06-i07 — Impulso Mais Digital, submedida «Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior — Criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica.

 

Objetivos

  • Incrementar o desenvolvimento de competências pedagógicodidáticas e digitais com vista a uma maior qualidade na docência e sucesso das aprendizagens no Ensino Superior onde o reconhecimento da importância da formação contínua do corpo docente é fundamental. A capacitação pedagógica do corpo docente assenta na promoção de workshops, seminários e cursos de desenvolvimento profissional, tanto internos quanto externos, proporcionando às e aos docentes o conhecimento e as ferramentas necessárias para aplicar novas metodologias ativas de ensino;
  • Sensibilizar para a promoção do bem-estar na relação pedagógica e os seus efeitos para a autoconfiança, motivação e sucesso académico das e dos estudantes;
  • Promover a inovação pedagógica nas IES, dotando-as de recursos e equipamentos tecnológicos atuais e a integração efetiva da tecnologia educativa nas áreas não tecnológicas. Embora estas áreas não se concentrem na tecnologia, a utilização de ferramentas digitais pode enriquecer significativamente a experiência de aprendizagem.
  • Fomentar o contínuo desenvolvimento de uma rede inter-regional de instituições de Ensino Superior, orientada para uma comunidade profissional de aprendizagem no âmbito de inovação neste nível de ensino; • Desenvolver nas IES condições favoráveis à implementação de novas abordagens de ensino, com o objetivo de melhorar a aprendizagem das e dos estudantes, especialmente nas áreas não tecnológicas, através de uma estratégia bem articulada e multifacetada;
  • Fomentar o diálogo, a partilha e a reflexão crítica a respeito da prática e situações pedagógicas no Ensino Superior, onde a avaliação contínua e a reflexão sobre as práticas de ensino são essenciais. As IES continuarão a promover uma cultura de feedback construtivo, onde equipa docente e estudantes possam partilhar as suas experiências e perceções sobre as metodologias de ensino, assim como a equipa docente entre si. Este processo de avaliação contínua permite não só a melhoria constante das práticas pedagógicas, mas também assegura que as necessidades das e dos estudantes estão a ser efetivamente atendidas.
  • Apoiar o desenvolvimento de sinergias, através da criação de espaços de aprendizagem que fomentem a interação e a colaboração. As salas de aula devem ser adaptadas para permitir diferentes configurações, favorecendo trabalhos em grupo, discussões em círculo ou atividades práticas.

Website do Pedagogia XXI: https://pedagogia21.ulusiada.pt/pt-pt/

 

 

Parceiros

Atlântica – Instituto Universitário

ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica

IPSN – Instituto Politécnico de Saúde do Norte e IUCS – Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Universitário e Politécnico, CRL)

Instituto Superior de Serviço Social do Porto (Cooperativa de Ensino Superior de Serviço Social, CRL)

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia)

Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny (Província Portuguesa da Congregação de São José de Cluny)

Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Santa Casa da Misericórdia da Lisboa)

Escola Superior de Saúde do Norte da Cruz Vermelha Portuguesa

Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (FACULTAS – Gestão de Estabelecimentos de Ensino Superior, S.A.)

Escola Superior de Tecnologias de Fafe e Escola Superior de Educação de Fafe (Instituto Europeu de Estudos Superiores – I.E.E.S., Lda.)

Instituto Politécnico Jean Piaget do NorteInstituto Politécnico Jean Piaget do SulEscola Superior de Saúde Jean Piaget de ViseuInstituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada ; Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu (Instituto Piaget, Cooperativa para o Desenvolvimento Humano Integral e Ecológico, CRL)

Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto (ITA – Instituto de Tecnologias Avançadas para a Formação, Lda.)

ISAVE – Instituto Superior de Saúde (SINTDEI, Lda. – Sociedade Internacional de Desenvolvimento, Ensino e Investigação, Lda.)

UMAIA – Universidade da Maia e IPMAIA – Instituto Politécnico da Maia (Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL)

ISCE Douro – Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (Pedago – Sociedade de Empreendimentos Pedagógicos)

Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora)