Acompanhamento de Crianças e Jovens

Este Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) procura dar resposta à tendência de crescimento ao nível da procura de profissionais qualificados na área do Serviço de Apoio a Crianças, identificada pelo Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações (SANQ) para o todo nacional e para a região Norte. O profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens está apto para orientar, apoiar e supervisionar crianças e jovens em idade escolar, em diferentes contextos institucionais, com intencionalidade formativa no sentido do desenvolvimento das crianças e jovens ao nível pessoal, cívico e social. Especificamente, este profissional acompanha as crianças e os jovens no seu desenvolvimento psicomotor e afetivo; promove o bem-estar global e a formação pessoal e social das crianças e jovens, em diferentes contextos; seleciona técnicas e recursos pedagógicos adequados para a animação de crianças e jovens; planeia, implementa e realiza projetos e atividades de intervenção educativa e de intervenção social junto do público-alvo nos diversos contextos; ajuda à aquisição da linguagem, conceitos de matemática, e hábitos de higiene e segurança e das regras básicas da vida em sociedade; ajuda a estimular a criatividade das crianças e jovens e a favorecer a aquisição da autonomia e socialização; colabora com o desenvolvimento da relação com as famílias dos educandos, favorecendo um clima de confiança, diálogo e apoio mútuo e ajuda a integração das crianças e jovens com necessidades educativas especiais, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres.
O/A Técnico/a Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens é o profissional qualificado para orientar, apoiar e supervisionar crianças e jovens e exercer as suas funções em estabelecimentos ou serviços de apoio social e educativo, públicos ou privados, como creches, jardins-de-infância, escolas do ensino básico e secundário, ATL, ludotecas, associações recreativas e culturais, centros de acolhimento e serviço de amas, CPCJ, clubes desportivos, entre outros.
  • Concurso Institucional
  • CET – Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica
  • TeSP – Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional
  • Outros Cursos Superiores
  • Estudantes Internacionais
  • Diplomados vias profissionalizantes

Plano de Estudos

SemestreUnidades CurricularesCENAEFECTS
S1Psicologia do Desenvolvimento de Crianças e Jovens3115
S1Língua Portuguesa2236
S1História e Filosofia da Educação1424
S1Oficina da Expressão Dramática7615
S1Oficina da Expressão Físico motora7615
S1Oficina da Expressão Musical7615
S2Jogos Matemáticos4615
S2Oficina da Expressão Plástica7615
S2Literatura para Crianças e Jovens2236
S1Necessidades Educativas Especiais1424
S1Cidadania e Educação3135
S1Inglês2225
SemestreUnidades CurricularesCENAEFECTS
S1Comunicação e Dinâmica de Grupos3116
S1Métodos e Técnicas de Intervenção Educativa1427
S1Observação e Análise de Práticas Educativas1426
S1Educação para a Promoção da Saúde7614
S1Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Socioeducativos1425
S2Estágio76130

Registo

Registo inicial: R/Cr 2/2016 de 21-04-2016

Publicação em Diário da República

Coordenação

Rosa Manuela Faria Martins
Doutorada em Didática e Organização Escolar
rosa.martins@iees.pt

 

João Carlos Pascoinho de Carvalho e Castro
Mestre em História das Populações
joao.pascoinho@iees.pt

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