Intervenção Sociopedagógica

O Mestrado em Intervenção Sociopedagógica, na modalidade de ensino a distância, pretende formar profissionais para uma intervenção qualificada em contextos educativos e sociais, capacitando-os com competências científicas, técnicas e éticas. Visa responder às exigências atuais das práticas sociopedagógicas, promovendo a valorização e o desenvolvimento profissional dos atores sociopedagógicos, incluindo educadores sociais, assistentes sociais, professores, e educadores, técnicos da área da saúde e outros profissionais que atuam ou pretendam atuar em contextos educativos e sociais.

Os/as mestres em Intervenção Sociopedagógica estarão preparados/as para assumir responsabilidades na promoção da inclusão, da coesão social e do desenvolvimento humano, contribuindo ativamente para a transformação social e educativa nas comunidades onde possam intervir.

O/a Mestre em Intervenção Sociopedagógica aplica um conjunto de ferramentas, teóricas e práticas, para conceber, implementar, monitorizar e avaliar projetos de capacitação sociopedagógica de pessoas, instituições, territórios e comunidades, em contextos tão diversos como Instituições Sociais, Escolas, Centros Educativos, Centros de Formação Profissional, Serviços de Orientação e Acompanhamento de Adultos, Associações/Centros de Apoio aos Cidadãos com Deficiência, Lares, Residências e Universidades Seniores, Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, Estabelecimentos Prisionais, Autarquias, Agências de Desenvolvimento Local ou Associações Culturais, Recreativas e Cívicas.

Podem candidatar-se ao Mestrado em Intervenção Sociopedagógica:

 

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal na área de Educação/ Ciências da Educação ou de outras áreas das Ciências Sociais e das Humanidades;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo na área de Educação/ Ciências da Educação de outras áreas das Ciências Sociais e das Humanidades;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação de Fafe;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação de Fafe.
  • O candidato tem de possuir acesso a computador com ligação estável à internet e experiência de navegação e pesquisa na internet, de modo a cumprir o disposto na alínea b) do Artigo 3.o do Decreto-Lei no 133/2019, de 3 de setembro.

Plano de Estudos

Unidade Curricular Duração ECTS
Intervenção Sociopedagógica – Teorias e Práticas 1.º semestre 6
Educação para o Desenvolvimento 1.º semestre 6
Diversidade Cultural e Intervenção Socioeducativa em Contextos de Risco 1.º semestre 6
Educação, Participação e Desenvolvimento Humano 1.º semestre 6
Gestão e Avaliação de redes de atores sociopedagógicos 2.º semestre 6
Ética na Intervenção Sociopedagógica 2.º semestre 6
Mediação Sociopedagógica 2.º semestre 6
Metodologias de Investigação em Educação 2.º semestre 6
Seminário de Projeto em Intervenção Sociopedagógica Anual 12
Unidade Curricular Duração ECTS
Dissertação Anual 60

Registo

Acreditação A3Es

Registo inicial: R/A-Cr 308/2021 de 12-10-2021

Publicação em Diário da República

Coordenação

Ana Cláudia Rodrigues Camões

Doutorada em Ciências da Educação

ana.camoes@iees.pt

 

Cindy Ribeiro Vaz

Doutorada em Ciências da Educação

cindy.vaz@iees.pt

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