Competências Digitais para a Docência

As tecnologias emergentes desempenham um papel cada vez mais preponderante na vida e aprendizagem das crianças e jovens. Nos diversos contextos educativos e níveis do sistema de ensino, os docentes necessitam de otimizar as suas estratégias mediadas pela tecnologia para desenhar cenários educativos que tornem mais eficaz o processo de aprendizagem. Este curso oferece uma abordagem prática que promove conhecimentos e competências para desenhar propostas educativas com integração das tecnologias digitais, colocando o estudante como o principal protagonista do processo de ensino e aprendizagem, nas modalidades presencial, mista ou online.

Objetivo Geral:

 

Desenvolver competências dos profissionais da educação para desenhar, implementar e avaliar experiências de aprendizagem inovadoras e de qualidade pedagógica com recurso a tecnologias digitais emergentes.

 

Objetivos específicos:

 

  • Desenvolver uma perspetiva crítica sobre a aprendizagem na era digital.
  • Conhecer as tecnologias emergentes no domínio da educação e a sua aplicação pedagógica.
  • Conhecer as tecnologias emergentes no domínio da educação e a sua aplicação pedagógica.

 

A quem se destina?

 

Programa dirigido a profissionais que desejem adquirir conhecimentos e competências para exercer a docência no âmbito do ensino superior. Será dada prioridade a profissionais que possuam experiência no âmbito do ensino superior.

  • Curriculum vitae
  • Cartão de identidade
  • Modalidade: Online
  • Local: Campus virtual
  • Duração: 17 semanas
  • Início: Junio
  • Horário das aulas: Pos-laboral
  • Certificação: Pós-graduação Internacional em Competências Digitais para a Docência

Plano de Estudos

Módulo 1

Introdução à aprendizagem com tecnologias

 

O módulo está orientado para a reforçar as competências de navegação na plataforma de ensino institucional, utilizando ferramentas didático-pedagógicas para realizar atividades mediadas por tecnologias em função do alcance de resultados de aprendizagem.

 

Módulo 2

A aprendizagem na era digital

 

O módulo pretende desenvolver uma visão integral dos novos cenários de ensino e aprendizagem mediados pela tecnologia digital, as suas principais características e atores. São abordadas as questões atuais considerando a origem e evolução das tecnologias no âmbito educativo, a reconfiguração do papel docente e o perfil dos estudantes da era digital.

 

Módulo 3

Tecnologias emergentes na educação

 

O módulo visa dar a conhecer a ampla variedade e disponibilidade de tecnologias emergentes na educação, discutindo as implicações e aplicações pedagógicas das tecnologias aplicadas à educação (TIC) e as tecnologias para a aprendizagem e o conhecimento (TAC).

 

Módulo 4

PLE – Ambientes Pessoais de Aprendizagem

 

O módulo destina-se a compreender o âmbito dos PLE como conceitos e práticas emergentes, enquanto conjunto de ferramentas, fontes de informação, conexões e atividades que cada um utiliza de forma autónoma para aprender.

 

Módulo 5

Avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais

 

O módulo destina-se a considerar a avaliação como parte integrante e primordial do processo pedagógico apoiado em tecnologias, pondo de parte as lógicas tradicionais, para desenhar estratégias e instrumentos coerentes com os ambientes virtuais.

Pós-graduação em competências digitais para a docência

Características da pós-graduação

25 minivídeos

250 apresentações

18 fóruns académicos

17 aulas síncronas

Porque realizar uma Pós-graduação no IEES?

Mais informações