As tecnologias emergentes desempenham um papel cada vez mais preponderante na vida e aprendizagem das crianças e jovens. Nos diversos contextos educativos e níveis do sistema de ensino, os docentes necessitam de otimizar as suas estratégias mediadas pela tecnologia para desenhar cenários educativos que tornem mais eficaz o processo de aprendizagem. Este curso oferece uma abordagem prática que promove conhecimentos e competências para desenhar propostas educativas com integração das tecnologias digitais, colocando o estudante como o principal protagonista do processo de ensino e aprendizagem, nas modalidades presencial, mista ou online.
Objetivo Geral:
Desenvolver competências dos profissionais da educação para desenhar, implementar e avaliar experiências de aprendizagem inovadoras e de qualidade pedagógica com recurso a tecnologias digitais emergentes.
Objetivos específicos:
A quem se destina?
Programa dirigido a profissionais que desejem adquirir conhecimentos e competências para exercer a docência no âmbito do ensino superior. Será dada prioridade a profissionais que possuam experiência no âmbito do ensino superior.
Módulo 1
Introdução à aprendizagem com tecnologias
O módulo está orientado para a reforçar as competências de navegação na plataforma de ensino institucional, utilizando ferramentas didático-pedagógicas para realizar atividades mediadas por tecnologias em função do alcance de resultados de aprendizagem.
Módulo 2
A aprendizagem na era digital
O módulo pretende desenvolver uma visão integral dos novos cenários de ensino e aprendizagem mediados pela tecnologia digital, as suas principais características e atores. São abordadas as questões atuais considerando a origem e evolução das tecnologias no âmbito educativo, a reconfiguração do papel docente e o perfil dos estudantes da era digital.
Módulo 3
Tecnologias emergentes na educação
O módulo visa dar a conhecer a ampla variedade e disponibilidade de tecnologias emergentes na educação, discutindo as implicações e aplicações pedagógicas das tecnologias aplicadas à educação (TIC) e as tecnologias para a aprendizagem e o conhecimento (TAC).
Módulo 4
PLE – Ambientes Pessoais de Aprendizagem
O módulo destina-se a compreender o âmbito dos PLE como conceitos e práticas emergentes, enquanto conjunto de ferramentas, fontes de informação, conexões e atividades que cada um utiliza de forma autónoma para aprender.
Módulo 5
Avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais
O módulo destina-se a considerar a avaliação como parte integrante e primordial do processo pedagógico apoiado em tecnologias, pondo de parte as lógicas tradicionais, para desenhar estratégias e instrumentos coerentes com os ambientes virtuais.
Pós-graduação em competências digitais para a docência