Docência e Inovação no Ensino Superior

A Pós-graduação visa capacitar os profissionais de educação para a prática docente no nível superior, com a planificação e o desenvolvimento de propostas de ensino e aprendizagem dinâmicas, inovadoras e reflexivas.

Objetivo Geral:

 

Formar profissionais capazes de exercer a docência no âmbito do ensino superior, fomentando o desenho e implementação de propostas educativas inovadoras e significativas.

 

Objetivos específicos:

 

  • Conhecer as especificidades pedagógicas e didáticas do ensino superior.
  • Apropriar-se de ferramentas metodológicas que permitam desenvolver um perfil de inovação educativa próprio da prática docente nos cenários da atuação profissional.

 

A quem se destina?

 

Programa dirigido a profissionais que desejem adquirir conhecimentos e competências para exercer a docência no âmbito do ensino superior. Será dada prioridade a profissionais que possuam experiência no âmbito do ensino superior.

  • Curriculum vitae
  • Cartão de identidade
  • Modalidade: Online
  • Local: Campus virtual
  • Duração: 5 meses
  • Início: Junio
  • Horário das aulas: Pos-laboral
  • Certificação: Pós-graduação em Design, Gestão e Inovação Curricular

Plano de Estudos

Módulo 1

Aproximação às Tecnologias de Aprendizagem

 

Este módulo orienta-se, fundamentalmente, para o reforço das competências de navegação na plataforma institucional, assegurando assim o cumprimento das atividades próprias do processo formativo a distância, que requer princípios como a autorregulação e autogestão do estudante.

 

Módulo 2

Características do Ensinar e Aprender no Ensino Superior

 

O módulo aborda as características e especificidades do ensino superior, através do seu desenvolvimento histórico, para assim analisar e refletir sobre as implicações da docência no ensino superior, com base nas suas mudanças e redefinições.

 

Módulo 3

Teorias e Metodologias Didáticas Atuais e Inovadoras para o Ensino Superior

 

O módulo aborda o exercício da docência, em geral, e no âmbito do ensino superior, em particular, para conhecer, compreender e utilizar estratégias didáticas atuais e inovadoras para uma melhor formação de futuros profissionais.

 

Módulo 4

Planificação do Ensino em Ambientes Virtuais e em Modelos Educativos a Distância

 

O módulo analisa e reflete sobre as características da modalidade de ensino a distância, refletindo e redefinindo o papel docente e as competências e habilidades necessárias para atuar na modalidade de ensino a distância e na virtualidade.

 

Módulo 5

Criação de Materiais Didáticos para o Ensino Superior

 

O módulo analisa os componentes que recursos educativos no âmbito do ensino superior, com a sua definição, desenho e elaboração em diversos tipos, formatos e suportes, identificando os elementos gráficos, didáticos e comunicacionais.

Características da pós-graduação

25 minivídeos

250 apresentações

18 fóruns académicos

17 aulas síncronas

Porque realizar uma Pós-graduação no IEES?

Mais informações