Gestão de Bibliotecas Escolares

O Curso de Pós-graduação / Curso de Formação Especializada em Gestão de Bibliotecas Escolares é um curso de formação especializada pós-licenciatura, acreditado pelo Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua como formação especializada na área da comunicação educacional e gestão da informação, conferindo 35 pontos para o concurso de professor bibliotecário.

O Curso é uma formação altamente qualificante e necessária para os profissionais da educação que pretendem desempenhar funções no contexto das bibliotecas escolares, reconhecendo o papel fulcral da biblioteca no processo educativo e no sucesso escolar, no desenvolvimento das diversas literacias e na relação com a comunidade escolar alargada.

O Curso de especialização em Gestão de Bibliotecas visa qualificar o professor para o exercício de funções na área da comunicação educacional e da gestão da informação, designadamente no âmbito da gestão de bibliotecas escolares, com as necessárias competências para se assumir como o principal interveniente no desígnio legislativo expresso na portaria n.º 192-A/2015.


Para os efeitos previstos no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, o curso releva como curso de formação especializada, na área acima referida, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, profissionalizados, que à data de entrada no curso tivessem pelo menos cinco anos de serviço docente (Decreto-Lei n.º 95/97, de 23 de abril).
De acordo com o n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, o curso confere 250 horas acreditadas para progressão em carreira. O curso de Formação Especializada em Gestão de Bibliotecas Escolares confere 35 pontos para o concurso de professores bibliotecários (ver lista da RBE em https://rbe.mec.pt/np4/306.html#1)

Podem candidatar-se ao curso:

 

  • Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Educação de Infância, professores do ensino básico e secundário, psicólogos e outros licenciados em áreas afins da formação.
  • Podem igualmente ser admitidos não licenciados, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-científico da ESEF como atestando capacidade para a sua realização.

Plano de Estudos

Semestre Unidades Curriculares AC HORAS
S1 Metodologia de Investigação Educacional Formação geral em Ciências da Educação 25
S1 Literacias no século XXI – O papel da Escola Formação geral em Ciências da Educação 35
S1 As Tecnologias de Informação e Comunicação nas bibliotecas e centros de recursos Formação específica na área de especialização 60
S1 Literatura para crianças e jovens Formação específica na área de especialização 60
S1 Organização e funcionamento das Bibliotecas Escolares e dos centros de Recursos I – Articulação curricular, espaços, materiais e recursos humanos. Formação específica na área de especialização 30
S1 Organização e funcionamento das Bibliotecas Escolares e dos centros de Recursos II– gestão de informação, catalogação, utilizadores. Formação específica na área de especialização 30
S1 Projeto no domínio da formação Formação orientada para o projeto 60

Registo De Acreditação

CFE GESTÃO BIBLIOTECAS ESCOLARES – BLEARNING

CCPFC/CFE-3808/25

Coordenação

Rosa Martins
Doutorada em Didática e Organização Escolar
centro.formacao@iees.pt

Estrela Paulo
Doutorada em Educação
centro.formacao@iees.pt

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