Educação: Creche

ESCOLA
ESEF
SEDE
FAFE
MODALIDADE
PRESENCIAL
DURAÇÃO
4 SEMESTRES

APRESENTAÇÃO

O Mestrado em Educação: Creche, único no país, mereceu da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3es) a certificação de excelência pedagógica e científica através da acreditação máxima de 6 anos. Este ciclo de estudos de Mestrado responde a necessidades identificadas no mercado de trabalho ao nível das instituições empregadoras e dos próprios profissionais que desenvolvem a sua atividade profissional com crianças dos 0 aos 3 anos, incluindo educadores de infância, psicólogos, educadores sociais ou profissionais na área da saúde. Este inovador Mestrado representa um ambicioso primeiro passo do ensino Superior e da tutela para o posicionamento da Creche no sistema educativo e da valorização da especificidade na formação dos profissionais da Creche. Assim, o Mestrado aborda: a Redefinição da Creche, social e culturalmente, a partir Direito à infância da Criança Competente; Fomentação do conhecimento científico sobre o desenvolvimento e autonomia da aprendizagem da Criança dos 0 aos 3; Apresentação do conhecimento científico das neurociências como a nova ciência potenciadora de um novo construto profissional, reorganizador das práticas em Creche; Estimulação da construção e desenvolvimento de resposta de atendimento e bem-estar através de um cuidar pedagógico da Infância; Incentivo a reflexões pedagógicas para um contexto educativo de creche enquanto Lugar de infância; Impulsionar a reflexividade ética e cívica do Estatuto na profissionalidade do Educador em Creche; Habilitação de profissionais cuja formação multidimensional do Educador de Creche assenta em três paradigmas do trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos: o Assistencialista, o Educativo e o Interventivo.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Funções educativas e investigação em creche.

FORMAS DE ACESSO

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos

PLANO DE ESTUDOS

Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
S1 Neurociência e Ética CSC 6,0
S1 Epistemologia e Investigação em Educação CE 6,0
S1 Perfil do Educador em Creche e Desenvolvimento Profissional CE 6,0
S1 Atividade Lúdica na Aprendizagem da Literacia e Numeracia CP 6,0
S1 Opção 1 - 6,0
S2 Neuroanatomia S 6,0
S2 Metodologias e Desenvolvimento Curricular em Creche CE 6,0
S2 Despistagem de Problemas de Desenvolvimento P 6,0
S2 Potenciação e Avaliação do Desenvolvimento e Aprendizagem P 6,0
S2 Doenças da 1.ª Infância, Nutrição, Higiene e Sono S 6,0
Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
S1 Psicofisiologia P 6,0
S1 Parentalidade e Agentes Educativos CE 5,0
S1 Educação da Autorregulação e Autonomia CE 5,0
S1 Qualidade Educativa em Creche CP 5,0
S1 Didática para as Vivências Sensoriais: curiosidade e significância CP 5,0
S1 Parcerias e Trabalho CSC 4,0
S2 Estágio ou Dissertação CE 30,0

ACREDITAÇÃO E REGISTO

Acreditação A3Es
Registo inicial: R/A-Cr 59/2017 de 08-06-2017

Publicação em Diário da República

COORDENAÇÃO

Dulce Noronha e Sousa
Doutorada em Educação: Tecnologia Educativa
dulce.noronha@iees.pt

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Empregabilidade

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Mobilidade 

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da ESEF.

Propinas/Bolsas e financiamento 

​A ESEF procura ajudar a financiar os estudos (propinas​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

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