Educação nas Áreas de Gestão e Administração Educacional; Supervisão Pedagógica e Inovação

ESCOLA
ESEF
SEDE
FAFE
MODALIDADE
PRESENCIAL, B-LEARNING
DURAÇÃO
4 SEMESTRES

APRESENTAÇÃO

O Mestrado em educação, nas áreas de especialização de Gestão e Administração Educacional e Supervisão Pedagógica e Inovação é um mestrado dirigido preferencialmente a profissionais que trabalham em contextos educativos ou com valências educativas.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O Mestrado em educação, nas áreas de especialização, Especificamente para a área de especialidade em Supervisão Pedagógica , o mestrado visa preparar para o exercício de funções de coordenação de estruturas de natureza educativa, de coordenação da formação e, em particular, o exercício de funções de orientação e supervisão da formação inicial e contínua de educadores e professores.

Na área de especialidade em Administração , o ciclo de estudos tem em vista a qualificação profissional através do desenvolvimento de competências de diagnóstico, de conceção e de coordenação para o exercício de atividades de gestão em organizações do setor da educação a nível central, regional ou local.

O Mestrado em educação, nas áreas de especialização de Gestão e Administração Educacional e Supervisão Pedagógica e Inovação visa promover:

  • a reflexão sobre o próprio desempenho profissional.
  • uma visão ética, crítica, integradora e multifacetada dos fenómenos e ação educativa.
  • uma formação teórica e metodológica aprofundada e atualizada na área das ciências da educação.
  • a compreensão da investigação científica como fundamental para os processos de transformação de políticas e práticas de educação e formação.
  • capacitar para o desenho, desenvolvimento e relato de projetos de investigação/ intervenção inovadores, preferencialmente com inserção e impacto na qualidade dos estabelecimentos de ensino.

FORMAS DE ACESSO

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos

PLANO DE ESTUDOS - Área de Especialização em Gestão e Administração Educacional

Semestre Unidades Curriculares AC ECTS OBS
S1 Epistemologia e Investigação em Educação MIE 7,5 OBRIGATÓRIA
S1 Conhecimento, Aprendizagem e Tecnologias CE 7,5 OPCIONAL 1
S1 Psicossociologia das Organizações Educativas CE 7,5 OPCIONAL 1
S1 Relações Interpessoais: Agentes, Contextos e Intencionalidades CE 7,5 OPCIONAL 2
S1 História e Filosofia da Educação CE 7,5 OPCIONAL 2
S1 Educação Comparada CE 7,5 OBRIGATÓRIA
S2 Informática Aplicada à Gestão Escolar AE 5,0 OBRIGATÓRIA
S2 Gestão Financeira Aplicada às Instituições Educativas AE 5,0 OBRIGATÓRIA
S2 Teorias e Práticas de Administração Escolar AE 5,0 OBRIGATÓRIA
S2 Gestão Pedagógica de Escolas e Agrupamentos AE 7,5 OBRIGATÓRIA
S2 Avaliação Institucional e Avaliação de Desempenho AE 7,5 OBRIGATÓRIA
Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
S1/S2 Projeto ou Dissertação AE 60,0

PLANO DE ESTUDOS - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Inovação

Semestre Unidades Curriculares AC ECTS OBS
S1 Epistemologia e Investigação em Educação MIE 7,5 OBRIGATÓRIA
S1 Psicossociologia das Organizações Educativas CE 7,5 OPCIONAL 1
S1 Conhecimento, Aprendizagem e Tecnologias CE 7,5 OPCIONAL 1
S1 Relações Interpessoais: Agentes, Contextos e Intencionalidades CE 7,5 OPCIONAL 2
S1 História e Filosofia da Educação CE 7,5 OPCIONAL 2
S1 Educação Comparada CE 7,5 OBRIGATÓRIA
S2 Inovação Curricular e Mudança Educativa SP 7,5 OBRIGATÓRIA
S2 Modelos de Supervisão e Formação de Professores SP 7,5 OBRIGATÓRIA
S2 Supervisão e Avaliação de Desempenho Docente SP 7,5 OBRIGATÓRIA
S2 Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação na Educação em Matemática SP 7,5 OPCIONAL 3
S2 Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação em Línguas SP 7,5 OPCIONAL 3
S2 Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação em Ciências SP 7,5 OPCIONAL 3
S2 Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação em Artes SP 7,5 OPCIONAL 3
S2 Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação em Educação Física SP 7,5 OPCIONAL 3
Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
S1/S2 Projeto ou Dissertação AE 60,0

Avaliação/Acreditação

Acreditação A3Es
Registo inicial: R/A-Cr 144/2020 de 15-09-2020

Publicação em Diário da República

COORDENAÇÃO

Cândido Alberto da Costa Gomes
Doutorado em Educação
candido.gomes@iees.pt

António Manuel Caldas Mesquita Guimarães
Doutorado em Ciências da Educação – Sistemas de Formação
antonio.guimaraes@iees.pt

COORDENAÇÃO EXECUTIVA
João Carlos Pascoinho Carvalho e Castro
Mestre em História das Populações
joao.pascoinho@iees.pt

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Empregabilidade

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Mobilidade 

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da ESEF.

Propinas/Bolsas e financiamento 

​A ESEF procura ajudar a financiar os estudos (propinas​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

REGULAMENTOS

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