Os desafios para os profissionais de turismo que pretendem empreender, não podem iludir a expansão das plataformas digitais e dos respetivos conteúdos. Inovar na promoção dos produtos e destinos turísticos passa, cada vez mais, por criar conteúdos aliciantes, por ter uma presença assídua nas redes sociais e por desenvolver apps que constituam mais-valias para os turistas.
O presente mestrado permitirá aos profissionais de turismo desenvolverem inovação nas seguintes áreas: criação de produtos turísticos novos ou aperfeiçoamento dos existentes; desenvolvimento de novos segmentos de mercado; diversificação da oferta criando uma ampla gama de produtos mais atrativos; melhoria da imagem do destino turístico.
Assim sendo, o mestrado em Turismo, Inovação e Empreendedorismo corresponde aos desafios do mundo atual, dotando os alunos de competências ao nível da inovação tecnológica, da inovação nas práticas de gestão dos mercados turísticos e do empreendedorismo social, designadamente no que diz respeito à inovação na adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O mestrado em Turismo, Inovação e Empreendedorismo tem a duração de dois anos letivos (quatro semestres), é presencial e pós-laboral. No terceiro e quatro semestres os alunos terão a oportunidade de fazer estágio numa das empresas protocoladas para o efeito. Acresce que os alunos que pretendam seguir a via da investigação, terão a possibilidade de participar em seminários e práticas laboratoriais que lhes proporcionarão ferramentas para desenvolverem a sua dissertação ou projeto.
Semestre | Unidades Curriculares | AEF | ECTS |
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S1 | Métodos de Investigação em Turismo | 812 – TL | 6,0 |
S1 | Empreendedorismo e Inovação em Turismo | 340 - CE | 6,0 |
S1 | Comportamento do Consumidor em Turismo | 812 – TL | 6,0 |
S1 | Marketing e Comunicação Digital em Turismo | 812 – TL | 6,0 |
S1 | Optativa I: Eventos Turísticos de Lazer e de Negócios | 812 – TL | 6,0 |
S1 | Optativa I: Turismo Acessível e Inclusivo | 812 – TL | 6,0 |
S1 | Optativa I: Paisagem, Gastronomia e Vinhos | 812 – TL | 6,0 |
S1 | Optativa I: Inovação em Turismo Rural e de Natureza | 812 – TL | 6,0 |
S2 | Laboratório de Tendências e Inovação em Turismo | 812 – TL | 6,0 |
S2 | Projetos de Investimento em Turismo | 340 - CE | 6,0 |
S2 | Sustentabilidade e Valorização do Património | 812 – TL | 6,0 |
S2 | Gestão de Negócios Digitais | 340 - CE | 6,0 |
S2 | Optativa II: Finanças Empresariais | 340 - CE | 6,0 |
S2 | Optativa II: Gestão Estratégica de Pessoas | 340 - CE | 6,0 |
S2 | Optativa II: Complementos de Gestão | 340 - CE | 6,0 |
S2 | Optativa II: Estratégia de Negócios e de Internacionalização | 340 - CE | 6,0 |
Semestre | Unidades Curriculares | AEF | ECTS |
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S1 | Seminários Temáticos de Empreendedorismo | 340 - CE | 6,0 |
S1 | Dissertação / Estágio / Projeto Aplicado | 345 - GA | 24,0 |
S2 | Dissertação / Estágio / Projeto Aplicado | 345 - GA | 30,0 |
Acreditação A3Es
Registo inicial:
Publicação em Diário da República
José Luís Braga
Doutorado em Direção e Planificação de Turismo
jose.braga@iees.pt
https://orcid.org/0000-0001-7668-5200
Isabel Borges
Doutorada em Turismo, Lazer e Cultura – Turismo e Desenvolvimento
isabel.borges@iees.pt
Empregabilidade
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link
Mobilidade
Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da ESTF.
Propinas/Bolsas e financiamento
A ESTF procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.