Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor

O ciclo de estudos pretende formar profissionais para a intervenção altamente qualificada nas diversas áreas da Educação Especial, domínio cognitivo e motor, nomeadamente para o exercício de competências científicas e técnicas ao nível de mestrado das diferentes responsabilidades na área da Educação Especial, previstas pelo Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, e para assumir responsabilidades enquanto promotores da inclusão na comunidade educativa e no mercado de trabalho.

O Mestre em Educação especial, domínio cognitivo e motor estará na posse das competências de análise crítica, de formação, de supervisão, de avaliação, de intervenção e de consultoria que o qualificam para o exercício das funções de apoio, de acompanhamento e de integração socioeducativa de indivíduos com necessidades educativas especiais.

O curso funciona em regime Pós-Laboral.

Serviços do Ministério da Educação de atendimento a crianças e jovens com necessidades específicas / aluno(a)s com medidas de suporte à aprendizagem e inclusão.

 

  • Exercício de funções docentes em instituições de Educação Especial.
  • Gestão e coordenação de serviços no âmbito da Educação Especial.
  • Integração em equipas interdisciplinares em Hospitais, Centros de Saúde e Centros de Reabilitação.
  • Assessoria e apoio em centros de formação das associações de escolas da região.

 

* A solicitar a acreditação do Curso como formação especializada em Educação Especial – domínio cognitivo e motor para acesso ao concurso para a contratação de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário para o grupo 910.

  • Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário, profissionalizados e titulares do grau de licenciatura, ou outros titulares do grau de licenciatura em áreas afins, ou com atividade profissional relevante face aos objetivos do curso;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos, desde que nas áreas referidas na alínea a);
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos. (alínea d) do n.º 1 do artigo 17º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, com as alterações introduzidas pelos normativos subsequentes);
  • Os alunos Titulares de um CFE no Grupo de Recrutamento 910 beneficiam de um plano de estudos especial com a duração total de um ano letivo.

Plano de Estudos

SemestreUnidades CurricularesACECTS
S1Diversidade e InclusãoEE8
S1Tecnologias de Apoio e Comunicação Alternativa e AumentativaEE6
S1Profissionalidade e Neuroética nos Docentes de Educação EspecialCE4
S1Psicopedagogia das Necessidades Educativas EspeciaisCE6
S1Perturbações no Domínio Cognitivo-MotorEE6
S2Epistemologia e Investigação em EducaçãoCE4
S2Avaliação, Programação e Intervenção em Educação Especial, Domínio Cognitivo e MotorEE8
S2Transição para a Vida Pós-escolar dos Alunos com Necessidades Educativas EspeciaisEE6
S2Adaptações Curriculares para Crianças e Jovens com Necessidades Educativas EspeciaisEE8
S2Modelos e Técnicas Específicas para Alunos com DAECE4
SemestreUnidades CurricularesACECTS
S1Dissertação/Trabalho de ProjetoCE60

Registo

Acreditação A3Es

Registo inicial: R/A-Cr 23/2018 de 16-05-2018

Publicação em Diário da República

Coordenação

Maria Cristina Neves Machado
Doutorada em Estudos da Criança – Área de Especialização de Educação Especial
cristina.machado@iees.pt

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