Num mundo globalizado e em constante transformação, com uma acentuada rapidez dos processos e evolução, a qualidade e diferenciação do ato de gestão é uma variável fundamental para o incremento da produtividade, da competitividade e da inovação das organizações.
O Mestrado em Gestão tem a duração de dois anos letivos (quatro semestres), em regime presencial e pós-laboral. Como valência complementar do Mestrado em Gestão da ESTF, é um curso reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente, nos termos do art.º 10.º da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, e com a acreditação máxima pela A3ES.
O Mestrado em Gestão é uma oportunidade única de combinar o conhecimento da gestão com o conhecimento específico da aplicação prática – o saber-fazer -, para assim desenvolver estratégias assentes na lógica “pensar-agir” necessárias e cruciais ao crescimento organizacional em meio envolvente aberto e concorrencial.
Sendo um ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de Mestre, o curso tem como propósito incentivar o gosto pela investigação e produção científica dos estudantes, dotando-os de um conjunto amplo de ferramentas e competências técnicas e humanas que os habilitam, enquanto cidadãos autónomos, criativos e empreendedores, a pensar a Gestão numa perspetiva interdisciplinar e holística orientada para o bom desempenho e êxito no mercado de trabalho, num contexto concreto de ligação produtiva entre o meio académico e o meio empresarial.
Semestre | Unidades Curriculares | AC | ECTS |
---|---|---|---|
S1 | Direito Empresarial | D | 7 |
S1 | Complementos de Gestão | GA | 5 |
S1 | Organização e Estratégia | GA | 5 |
S1 | Informação Financeira e Desempenho Empresarial I | FSB | 7 |
S1 | Metodologia de Investigação Científica | CE | 5 |
S2 | Empreendedorismo e Gestão da Inovação | GA | 5 |
S2 | Informação Financeira e Desempenho Empresarial II | FSB | 5 |
S2 | E-Business para o Marketing Digital | INF | 5 |
S2 | Custos Aplicados à Decisão Estratégica | CFA | 6 |
S2 | Tratamento e Análise de Dados | ME | 5 |
S2 | Opção 1: | – | 5 |
– | Comportamento do Consumidor | – | – |
– | Tópicos Avançados de Marketing | – | – |
– | Orientação Empreendedora | – | – |
– | Controlo de Gestão | – | – |
– | Gestão Estratégica de Recursos Humanos | – | – |
– | Gestão das Operações | – | – |
Semestre | Unidades Curriculares | AC | ECTS |
---|---|---|---|
S2 | Dissertação/Projeto Aplicado/Estágio | GA | 30 |
S2 | Dissertação/Projeto Aplicado/Estágio | GA | 30 |
Laurentino Romeira Guimarães
Doutorado em Ciências Empresariais
laurentino.guimaraes@iees.pt
https://orcid.org/0000-0002-8015-9980
Empregabilidade
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link
Mobilidade
Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da ESTF.
Propinas/Bolsas e financiamento
A ESTF procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.