Escola Superior de Tecnologias de Fafe

A Escola Superior de Tecnologias de Fafe (ESTF), criada em 1993, através da Portaria n.º 73/93 de 19 de janeiro, tem a nobre missão de formar, em harmonia com o tecido empresarial da região, quadros técnicos superiores nas áreas da gestão, contabilidade, administração, sistemas de informação e turismo, garantindo assim o desenvolvimento do indivíduo e o progresso social. Ao longo de 30 anos a Escola tem preparado profissionais que seguem carreiras em Portugal ou no estrangeiro. A estreita ligação empresarial permite uma continuada adaptação da oferta educativa às necessidades das organizações e dos negócios, aliada a um corpo docente experiente e altamente qualificado, o que resulta numa permanente inovação de programas e de metodologias de ensino e de desenvolvimento profissional.
A oferta formativa é composta por mestrados, licenciaturas, Pós-Graduações e Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

SOBRE A ESTF

MISSÃO E VISÃO DA INSTITUIÇÃO

Missão e visão da Instituição

A Escola Superior de Tecnologias de Fafe é uma Instituição Privada de Ensino Superior Politécnico não Integrado que tem a missão de oferecer um ambiente académico que possibilite a formação de profissionais e graduados competentes e socialmente responsáveis, contribuindo assim para o desenvolvimento social através da formação de profissionais de elevada competência profissional, científica, técnica e artística, gerando conhecimento a partir da investigação e a transferência aplicada de tecnologia e
conhecimento, participando ativamente no desenvolvimento global, sustentável e ético da região em que se insere, num quadro de
referência internacional. Neste âmbito, a concretização da missão da Escola segue os seguintes princípios orientadores, definidos nos seus Estatutos:

a) ministrar ensino superior em diferentes campos do saber científico e técnico;

b) educar para a vida cívica e ativa, no respeito pela ética e pelos direitos humanos;

c) estimular a atividade cultural e o desenvolvimento do pensamento crítico e
científico;

d) incentivar a pesquisa e a investigação científica fundamental e aplicada, bem como a divulgação dos seus resultados;

e) promover a formação contínua e a extensão cultural;

f) fomentar a ligação com o tecido socioeconómico, no sentido da
valorização recíproca;

g) dinamizar, no âmbito próprio, ações de cooperação internacional, especialmente com o mundo da
lusofonia;

h) realizar intercâmbios culturais, científicos e técnicos com instituições similares, nacionais e estrangeiras.

No respeitopela democracia e na observância dos direitos e liberdades fundamentais, a ESTF conduz-se pelos princípios da solidariedade, do
direito à informação e da gestão pedagógica participada. Visa, ainda, promover a formação integral da pessoa humana, garantindo o direito à educação e à cultura e patrocinando a investigação. No que respeita à visão, a ESTF pretende assumir-se como instituição de ensino superior vocacionada para uma formação académica de qualidade, que oferece uma oferta formativa
profissionalizante, inovadora e transformadora, ancorada na investigação aplicada e em articulação com a região e o país. Uma instituição reconhecida pela construção e transferência de conhecimento, pela qualidade de ensino e formação, pelo desenvolvimento de projetos e de colaborações com instituições regionais, nacionais e internacionais, assumindo-se como um foco promotor do crescimento económico, social e cultural, em particular das regiões dos Vales do Ave e do Sousa e ainda do baixo Tâmega.

Valores

Os valores são os princípios que servem de guia para as atitudes e decisões, com vista ao alcance dos objetivos que contribuem para a concretização da missão. No desempenho e concretização da missão da ESTF, e que são os seguintes:

  1. Inovação: Consideramos fundamental a inovação no campo educativo. Promovemos a adoção de novas metodologias e abordagens de ensino, procurando constantemente aperfeiçoar a experiência de aprendizagem e preparar os nossos estudantes para o mundo em constante mudança.
  1. Diversidade: Abraçamos a diversidade em todas as suas formas. Consideramos que a diversidade de opiniões, experiências, origens e capacidades enriquecem a educação e, consequentemente, a sociedade, por isso, empenhamo-nos em criar um ambiente inclusivo no qual todos se sintam valorizados e respeitados.
  2. Ética: A ética guia as nossas ações, relações e interações. Cultivamos uma cultura de honestidade, integridade e respeito.
  3. Inclusão: Consideramos as diferenças como mais valias das pessoas que contribuem para o enriquecimento da nossa comunidade e dos seus membros. Por este motivo, trabalhamos ativamente para garantir que todos tenham oportunidades iguais de aprendizagem e desenvolvimento, através da implementação de políticas e práticas que promovam a inclusão e a equidade, permitindo que todos possam desenvolver as suas potencialidades.
  4. Sustentabilidade: Reconhecemos a importância de uma abordagem sustentável para a educação, e de uma educação para a sustentabilidade. Esforçamo-nos para minimizar o nosso impacto no ambiente, enquanto preparamos os nossos estudantes para se tornarem líderes responsáveis no século XXI.

ORGÃOS DE GESTÃO

DIREÇÃO:

Isabel Maria Martins Borges Santana

 

CONSELHO TÉCNICO-CIÊNTIFICO:

Presidente: Eusébio Ferreira da Costa
Secretária: Catarina Freitas da Mota

 

CONSELHO PEDAGÓGICO:

Presidente: Tiago Rui Carvalho e Pereira
Secretário: José Luís Sousa Soares de Oliveira Braga

PROVEDOR DO ESTUDANTE

PROVEDOR DO ESTUDANTE:
Sandra da Piedade da Silva Brás
Contacto: sandra.bras@iees.pt

CORPO DOCENTE

REGULAMENTOS

INTEGRIDADE ACADÉMICA

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