Na Licenciatura em Educação Social, os estudantes adquirem uma diversidade de competências que os possibilitam a intervir, com práticas educativas, em contextos sociais muito diversificados. O educador social intervém sempre com uma intencionalidade pedagógica.
Este curso pretende formar profissionais para uma área especificamente vocacionada para a intervenção socioeducativa, em vários campos de ação, junto de pessoas, instituições e comunidades, numa perspectiva de formação ao longo da vida, que promovam a integração destes públicos na sociedade combatendo assim a exclusão social, a solidão, promovendo o desenvolvimento comunitário através de respostas concretas que vão ao encontro das necessidades das pessoas e/ou grupos, potenciando a capacitação o crescimento pessoal e social.
O Licenciado em Educação Social estará habilitado a trabalhar como Educação Social no campo de intervenção socioeducativa, podendo exercer a sua atividade profissional em diversas áreas e domínios, tais como:
PROVAS DE INGRESSO
Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia
11 História
18 Português
Semestre | Unidades Curriculares | AC | ECTS |
---|---|---|---|
S1 | Pedagogia e Educação Social | CE | 8,0 |
S1 | Educação para o Lazer e Tempo Livre | CE | 4,0 |
S1 | Técnicas de Expressão e Comunicação | LLM | 4,0 |
S1 | Expressão Artística | EA | 4,0 |
S1 | Metodologias de Investigação Socioeducativa | CSC | 5,0 |
S1 | Políticas Socioeducativas e Direitos Humanos | CSC | 5,0 |
S2 | Animação Sociocultural e Educativa | CE | 6,0 |
S2 | Escola, Família e Sociedade | CSC | 6,0 |
S2 | Intervenção Socioeducativa com Adultos e Pessoas Idosas | CE | 6,0 |
S2 | Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens | CE | 6,0 |
S2 | Psicologia do Desenvolvimento | PSI | 6,0 |
Semestre | Unidades Curriculares | AC | ECTS |
---|---|---|---|
S1 | Educação para a Saúde | CE | 4,0 |
S1 | Intervenção Socioeducativa com Pessoas com Deficiência | CE | 6,0 |
S1 | Estratégias de Intervenção Socioeducativa em Contextos de Risco | CE | 6,0 |
S1 | Gestão de Projetos e Intervenção Comunitária | CE | 5,0 |
S1 | Ética e Deontologia Profissional | CE | 6,0 |
S1 | Opção 1 | CE/TIC | 3,0 |
S2 | Gestão e Coordenação de Instituições Socioeducativas | CE | 6,0 |
S2 | Psicossociologia do Comportamento Desviante | PSI | 6,0 |
S2 | Metodologias de Intervenção Comunitária | CE | 6,0 |
S2 | Opção 2 | PSI/LLM | 4,0 |
S2 | Iniciação à Prática Profissional | CE | 8,0 |
Semestre | Unidades Curriculares | AC | ECTS |
---|---|---|---|
Anual | Observatório de Educação Social | CE | 16,0 |
Anual | Estágio | CE | 44,0 |
Acreditação A3Es
Registo inicial: R/A-Ef 98/2011/AL01 de 03-03-2017
Ana Claúdia Rodrigues Camões
Doutorada em Ciências da Educação – Pedagogia Social
ana.camoes@iees.pt | Gab. 4
Empregabilidade
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link
Mobilidade
Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da ESTF.
Entrar em contacto com o Gabinete de Relações Internacionais: internacional@iees.pt
Propinas/Bolsas e Financiamento
A ESTF procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.
Entrar em contacto com o Gabinete de Ação Social: acao.social@iees.pt