A Escola Superior de Educação de Fafe corporiza um projeto de Ensino Superior especialmente vocacionado para a formação de profissionais dos diferentes níveis do sistema de ensino.
A Escola Superior de Educação de Fafe é uma Instituição Privada de Ensino Superior Politécnico não Integrado que tem a missão de oferecer um ambiente académico que possibilite a formação de profissionais e graduados competentes e socialmente responsáveis, contribuindo assim para o desenvolvimento social através da formação de profissionais de elevada competência profissional, científica, técnica e artística, gerando conhecimento a partir da investigação e a transferência aplicada de tecnologia e conhecimento, participando ativamente no desenvolvimento global, sustentável e ético da região em que se insere, num quadro de referência internacional. Neste âmbito, a concretização da missão da Escola segue os seguintes princípios orientadores, definidos nos seus Estatutos:
a) ministrar ensino superior em diferentes campos do saber científico e técnico;
b) educar para a vida cívica e ativa, no respeito pela ética e pelos direitos humanos;
c) estimular a atividade cultural e o desenvolvimento do pensamento crítico e científico;
d) incentivar a pesquisa e a investigação científica fundamental e aplicada, bem como a divulgação dos seus resultados;
e) promover a formação contínua e a extensão cultural;
f) fomentar a ligação com o tecido socioeconómico, no sentido da valorização recíproca;
g) dinamizar, no âmbito próprio, ações de cooperação internacional, especialmente com o mundo da lusofonia;
h) realizar intercâmbios culturais, científicos e técnicos com instituições similares, nacionais e estrangeiras.
No respeito pela democracia e na observância dos direitos e liberdades fundamentais, a ESTF conduz-se pelos princípios da solidariedade, do direito à informação e da gestão pedagógica participada. Visa, ainda, promover a formação integral da pessoa humana, garantindo o direito à educação e à cultura e patrocinando a investigação. No que respeita à visão, a ESTF pretende assumir-se como instituição de ensino superior vocacionada para uma formação académica de qualidade, que oferece uma oferta formativa profissionalizante, inovadora e transformadora, ancorada na investigação aplicada e em articulação com a região e o país. Uma instituição reconhecida pela construção e transferência de conhecimento, pela qualidade de ensino e formação, pelo desenvolvimento de projetos e de colaborações com instituições regionais, nacionais e internacionais, assumindo-se como um foco promotor do crescimento económico, social e cultural, em particular das regiões dos Vales do Ave e do Sousa e ainda do baixo Tâmega.
Os valores são os princípios que servem de guia para as atitudes e decisões, com vista ao alcance dos objetivos que contribuem para a concretização da missão. No desempenho e concretização da missão da Escola, estão presentes os seguintes valores:
DIREÇÃO:
César Augusto Martins Miranda de Freitas
CONSELHO TÉCNICO-CIENTÍFICO
CONSELHO PEDAGÓGICO
Regulamento de Atribuição de Bolsas de Excelência
Regulamento das Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa e das Regras Essenciais de Argumentação Lógica e Crítica
Despacho – Implementação do Software de Deteção de Plágio «Turnitin»
Regulamento do Provedor do Estudante